sexta-feira, 19 de junho de 2009

武士 - Os Samurais


Os samurais existiram por 7 séculos no Japão medieval. No seu início, não tinham esse caráter que têm hoje de destemidos guerreiros que empunhavam espadas afiadíssimas, e sim indicavam um dos mais diversos cargos administrativos existentes no Japão Imperial.
Os samurais heróis surgiram numa fase conturbada do governo japonês, que lidava com uma relação conflituosa entre os senhores feudais e as autoridades provinciais do império. Essa relação entre esses dois grupos ajudou a formação de milícias que deviam proteger os interesses de um senhor ou do império. Por causa disso, os samurais formaram uma classe de habilidosos guerreiros que se espalharam por todo o Japão.
Dentro da classe dos samurais desenvolveu-se uma cultura própria que dava ao samurai um aspecto diferenciado. Dirigido pelo Bushido, um rígido código de ética, o samurai era treinado desde pequeno para estar apto a lutar e à obediência. Nas batalhas, os samurais faziam referencias aos seus antepassados, seu senhor e o poder de sua espada, o que mostra a honra e os valores dos samurais. Durante a luta, o samurai deveria está preparado para matar o oponente e morrer em glória.
A maior obrigação de um samurai é defender a vida do seu senhor. Quando o senhor era morto por causa do samurai ou o samurai descumprisse uma promessa, ele deveria executar o Harakiri, que era um ritual onde o samurai cometia uma espécie ritual de suicídio.
Um item muito importante para todos os samurais era sua espada, chamada de Katana. Essa relação era extremamente importante, pois os samurais acreditavam que a Katana carregava a alma do guerreiro.
Os samurais só passavam seus conhecimentos de luta e ética aos seus descendentes, assim era formado diferentes clãs familiares. Quando um samurai não servia a nenhum senhor ele era chamado de Ronin. Sem a proteção de um proprietário de terra, o Ronin era muitas vezes forçado a praticar o banditismo ou vender sua espada em troca de comida e dinheiro.
Além da prática das artes marciais, o samurai tinha outros tipos de capacidade, como os arranjos florais, o teatro nô e a poesia. Os samurais eram também grandes religiosos e eram praticantes fervorosos do budismo.
Desaparecendo junto com a desestruturação do mundo feudal japonês, os samurais contribuíram com importantes traços ainda presentes na cultura nipônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário