quarta-feira, 24 de junho de 2009

África do Sul

Descoberto por navegadores portugueses no século XV, o território que constitui atualmente a África do Sul sofreu diversas influências, já que, no final do século XVI, o Cabo da Boa Esperança passou a funcionar como posto de reabastecimento para ingleses e holandeses na rota de comércio com a Ásia. Isso resultou em sua espantosa heterogeneidade populacional. Por esse mesmo motivo, há nada menos do que onze idiomas oficiais, sendo o afrikaans e o inglês os principais.
Á África do Sul se tornou uma parada popular para as navegações européias, após Vasco da Gama abrir o Cabo da Boa Esperança como rota em 1498. Por volta do século 17, a pirataria e roubos de cargas nos mares obrigaram as navegações alemãs a optar pela rota e comercialização de mercadorias em Table Bay, hoje conhecida como a Cidade do Cabo.
Como todos já sabem, a África do Sul esteve sob um dos regimes militares mais cruéis do mundo, o Apartheid, e ele ficou marcado na história dos Sul-Africanos.
O Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.
Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, O Apartheid, ganhou força e foi oficializado em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.
Hoje em dia a África do Sul é próspera, pois já sedia a Copa das Confederações e sediará a Copa do Mundo de Futebol em 2010, porém ainda existem vários números péssimos que podem ser melhorados.

2 comentários: