quarta-feira, 24 de junho de 2009

Angola

Escolhemos o segundo país africano que falaremos sobre sua história na época da colonização europeia, e o país escolhido foi a Angola:
Angola, antiga colônia portuguesa da costa ocidental da África, foi uma das regiões africanas mais agredidas pelos traficantes de escravos durante os séculos XVII, XVIII e começo do XIX. É um país rico em recursos naturais, mas seu desenvolvimento vem sendo interrompido pelas contínuas guerras civis ocorridas desde sua independência, em 1975.
Durante a ocupação filipina de Portugal, os holandeses procuraram desapossar os portugueses desta região, ocupando Luanda e outros pontos estratégicos do litoral. Em 1648, o luso-brasileiro Salvador Correia de Sá reuniu no Rio de Janeiro uma grande expedição, com uma frota de 15 navios e cerca de 2000 homens, que expulsou os holandeses para a felicidade tanto dos portugueses como dos colonos do Brasil.
No século XX Angola não vivenciou a paz desde 1961 até 2002, primeiro em virtude da luta contra o domínio colonial português, depois como consequência da guerra civil que surgiu em 1975 entre os principais partidos de Angola, os anteriores movimentos de libertação. O poder político manteve-se na posse do Movimento Popular de Libertação de Angola desde 1975, embora o partido da oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tenha dominado parte do território até ao fim da última guerra civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário