quinta-feira, 18 de junho de 2009

Genghis Khan

Para construir e manter o seu império, Genghis Khan, fundador do Império Mongol, fez uso da violência e da impiedade. O que chama a atenção, no caso de Genghis Khan, é o fato de ele ter conquistado um território tão vasto, que ia do Mar da China ao Cáucaso, com tanta velocidade. Para isso, ele e seu exército realizaram uma série de conquistas massacrantes em guerras, matando milhões de pessoas e devastando áreas enormes como a China. O mais incrível disso tudo é que os mongóis eram um povo nômade que desconhecia de conhecimentos básicos como a agricultura e a escrita.
Genghis Khan nasceu por volta do ano 1160 e morreu em 1227. Assim, vivendo cerca de 65 anos, apesar de algumas fontes afirmarem que ele tenha morrido com pouco mais de 70 anos. Os próprios mongóis não sabiam qual era a idade de Genghis Khan, pois um povo que não tinha escrita não registrava a data de nascimento. Seu verdadeiro nome era Temudjin. Ele nasceu no noroeste da Mongólia, região que até o século 12 estava sob o domínio dos turcos. Naquela época, os mongóis estavam divididos em clãs e tribos, cada uma governada por um senhor ("Khan") diferente. Porém, Genghis Khan quando adulto conseguiu unificar todos esses povoados, assim deixando toda a Mongólia sob comando de apenas um Khan, Genghis Khan (O Grande Imperador). Um dos Khans era o pai de Temudjin, cujo nome era Yesugei, também chamado de Kabul Khan. Esses senhores se impunham mais pela força bruta do que pela origem familiar e havia muita rivalidade entre eles. Quando Temudjin tinha mais ou menos oito anos de idade, seu pai morreu envenenado por membros da tribo dos tártaros.Após a morte do pai, Temudjin e sua família foram abandonados pelo seu próprio clã e obrigados a sobreviver na estepe com poucas posses.
No ano de 1207, o exército de Genghis Khan atravessou a Muralha contornando-a e chegando à China, que estava dividida após a queda da dinastia Tang. Na parte do país governada pelos Jin, o que atraiu o interesse de Genghis Khan foram as plantações de arroz e as riquezas da capital, Zhongdu (atual Pequim). Estima-se que na época a cidade já era habitada por cerca de um milhão de pessoas. Apesar das muralhas com mais de dez metros de altura que cercavam a capital, em 1215, o exército de Genghis Khan conseguiu invadir a cidade. Inicialmente, as técnicas de combate usadas em campo aberto, nas estepes, se mostraram inúteis naquela ocasião. Para conquistar Zhongdu, Genghis Khan precisou adotar outro tipo de estratégia: com paciência, acampou seu exército, cercou a cidade e impediu que os suprimentos chegassem à cidade, usando-os para suprir seu próprio exército. Ordenou a construção de catapultas, projetadas por engenheiros chineses que se aliaram aos mongóis. Quase tudo foi destruído. Os soldados mataram quase todos os homens que viviam na cidade e levaram as mulheres.
No ano de 1227, enquanto o exército mongol conquistava cidades no sul da Rússia, Genghis Khan, que estava no nordeste da China, foi acometido por uma febre alta. Não se sabe ao certo o que teria causado essa febre (uma das hipóteses levantadas é que tenha sido malária). Genghis Khan não resistiu e acabou morrendo. Sua última vontade foi atendida: seus restos mortais foram levados para serem sepultados em sua terra natal.

Trecho retirado da página da web: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u47.jhtm http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u48.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário