terça-feira, 18 de agosto de 2009

A carta inesperada

Foi publicada hoje uma carta contando a história de Isaac Newton, a carta foi feita por si próprio, e foi dirigida ao nosso blog, a leia:

Eu Isaac Newton nasci em Dezembro de 1642 , e fui o grande expoente da Física, continuando a obra de Galileu. Em 1661, entrei na Trinity College de Cambridge, na condição de "subserver" (estudante pobre e obrigado a tarefas humildes). Logo fui promovido e "scholar" (assistente) e foi então que minha carreira decolou. Em 1665 consegui o título de bacharel mas tive que me esconder no campo, por causa de uma epidemia que matou mais de 30.000 pessoas em Londres. É no campo que começaram minhas descobertas, entre elas o fenômeno de dispersão da luz, a lei da gravitação universal e formulei as primeiras leis do cálculo infinitesimal e diferencial. No de 1669, eu já havia chegado ao posto mais alto da Trinity. Foi então que algo inesperado aconteceu: o professor I. Barrow cedeu sua cátedra a mim, afirmando publicamente que fazia por reconhecer minha superioridade. Se por um lado isso foi bom para mim, por outro despertou a inveja e a rivalidade de outros cientistas da época; entre eles o célebre astrônomo Halley, os cientistas Linus e Lucas, o grande Huyghens e Leibniz, que reivindicou para si a descoberta do cálculo diferencial. Depois de um tempo foi oferecido á mim o cargo de diretor da Trinity, que recusei por não ser Eclesiástico. Finalmente, em 1686, apareceu o fruto de 9 anos de estudo: Foi entregue á Royal Society o manuscrito de sua principal obra: " Princípios Matemáticos da Filosofia Narural " . Fui nomeado deputado da Convenção Nacional nos anos de 1689-1690, e logo depois fui reeleito. Um dia, acordei bem cedo e voltei a trabalhar. Porém, por causa de um descuido, deixei uma vela acesa e o incêndio destruiu todas as minhas anotações sobre luz e cores. Comecei a apresentar um comportamento estranho depois disso, alguns achavam que estava louco. Mas logo me recuperei e escrevi tudo de novo. Contava então com 50 anos de idade. Só vim a abandonar o Trinity quando percebi ser um péssimo professor (inclusive, numa certa oportunidade, todos os alunos faltaram á sua aula). Fui inspetor e diretor da Casa da Moeda por algum tempo, em 1703 fui nomeado diretor da Royal Society, publiquei meus estudos sobre luz e cores em 1704 e em 1705 a Rainha da Inglaterra o confere o título de "sir". Durante os dez últimos anos de minha vida, me aposentei e meus trabalhos a partir daí foram todos voltados para provar a existência de Deus. Certa vez, com 81 anos de idade, disse eu :
"- Não sei o que o mundo dirá de minha obra.
A mim, parece que nunca acabei de ser criança. Uma criança que brincou na praia, que encontrou uma pedra bem polida, uma concha multicolorida, enquanto o grande oceano da verdade continua a se estender, ainda inexplorado, diante de meus olhos."

Um comentário:

  1. Acho que essa carta não é real! Acabo de ler esse mesmo texto em outro site, só que com um detalhe, ele estava na terceira pessoa do singular, não na primeira como neste texto! A não ser em uma frase: "Foi entregue á Royal Society o manuscrito de sua principal obra:" que se você observar, até neste texto está na terceira pessoa do singular!

    ResponderExcluir